O laboratório ND Núcleo Diagnóstico notificou no início da semana a Vigilância Sanitária de Maringá para uma possível circulação de uma variante da covid-19 na cidade.
O documento diz que existe uma alta probabilidade do laboratório ter detectado a variante do vírus SARS-Cov-2 com mutações no gene S em alvos pesquisados a partir dos marcadores moleculares usados para diagnóstico (Gene N, ORF1ab e S – TaqPath COVID-19 Thermo Fisher Scientific).
De acordo com o ND, um resultado é considerado positivo para covid-19 (linhagem SARSCoV-2) quando é verificada a amplificação destes marcadores moleculares citados acima. No entanto, alguns pacientes não estão apresentando a amplificação de um dos genes, o Gene S, caracterizando então suposta mutação do vírus.
Cada caso está sendo investigado para saber o histórico de viagens dos pacientes. O Laboratório ND apurou ainda que uma paciente esteve com familiares positivos para covid-19 vindos da Inglaterra e a origem da mutação B1.1.7 do vírus SARS-Cov-2 foi no Reino Unido.
O ND Núcleo Diagnóstico, além de comunicar o órgão municipal, imediatamente enviou o material coletado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), que fará o compartilhamento do estudo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As mutações no Gene S e na proteína spike podem aumentar a transmissão do vírus.
Com informações do GMC Online.
🚨🚔🚑🚁🚒🚨
NOTÍCIAS DE Ⓜ️ARIALVA!
🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp
📱(44) 9 9734-7144
Comments