top of page
Foto do escritorNotícias de Marialva

EX-PREFEITO DE ASTORGA É PRESO POR FRAUDES EM LICITAÇÕES



Ex-gestor já havia sido preso em 2019, durante uma operação do Gepatria, mas estava em liberdade provisória por decisão da Justiça.


O ex-prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, popular “Bega”, foi preso por fraude a licitações, na terça-feira (8), segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR). O ex-gestor é investigado por fraudes em licitações e outros crimes.


Ziroldo já havia sido preso em 2019, durante uma operação do MP-PR que investigava fraudes em licitações de um consórcio municipal. À época, outras três pessoas também foram detidas.


Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito estava em liberdade provisória por causa de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).


Apesar disso, o órgão afirmou que o investigado não estava cumprindo com as medidas cautelares impostas para a liberdade provisória, o que levou o MP-PR a requerer um mandado de prisão preventiva.


O processo tramita sob segredo de justiça.


Operação em 2019


Segundo o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), os investigados criaram empresas frias para participar de licitações, principalmente de processos para realização de obras de pavimentação de ruas.


Os promotores verificaram que as empresas contratadas e que participaram de processos licitatórios pertenciam ao ex-prefeito.


De acordo com o MP-PR, o grupo violou o sigilo dos procedimentos, obtendo vantagem para contratar com o poder público, causando prejuízo a concorrência e ao município.


Foram apuradas fraudes em pelo menos quatro licitações. Os contratados desses procedimentos contabilizam R$ 5,7 milhões, conforme as investigações.


O Ministério Público afirma ainda que as fraudes envolviam a utilização de um escritório de contabilidade para a criação de empresas de fachada. Essas empresas foram registradas em nomes de laranjas, mas pertenciam aos investigados.


Além de fraudes em licitações, o ex-prefeito é investigado por organização criminosa e outros crimes, segundo o órgão.


🚨🚔🚑🚁🚒🚨

NOTÍCIAS DE Ⓜ️ARIALVA!

🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp

📱(44) 9 9734-7144

Comments


bottom of page