O inverno 2021 terá temperaturas acima da média para a estação, prevê os institutos de meteorologia. Mas isso não significa que não haverá momentos em que a temperatura irá despencar. Um desses momentos está chegando. Na semana que vem, uma massa de ar frio atinge o Paraná, derrubando as temperaturas.
O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Fernando Mendonça Mendes, explica que a onda de frio é continental, vem lá da Argentina e chega ao Paraná entre domingo, 27, e segunda-feira, 28.
Na região norte, o frio chega depois da chuva que deve cair na terça-feira, 29. Marialva só deve sentir a primeira lufada de frio na quarta-feira, dia 30 de junho.
“Temos uma expectativa de frio bastante intensa para a próxima semana. O final de semana ainda mantém uma condição de maior estabilidade, e o tempo começa a mudar no Estado de domingo para segunda-feira. No setor norte do Paraná, mais de segunda para terça, porque a frente vai estar evoluindo na segunda-feira ainda. […] Ainda na terça-feira deve ter alguma chuva no final da madrugada e ao longo do dia o ar frio e seco começa a avançar. O tempo fica estável e a condição de frio chega do período da tarde para a noite de terça-feira. Na quarta-feira será bem gelado pela manhã, e o frio se mantém na quarta, quinta e sexta, mas impacta mais na quarta-feira”, detalha.
E é frio mesmo, com previsão de geada. Na quarta-feira, 30, Marialva terá mínima abaixo dos 5ºC, podendo ser de até 2ºC.
“Há indicativo na quarta-feira entre 2ºC e 4ºC na região de Maringá. Vai depender do comportamento, mas valores abaixo de 5ºC são previstos, isso significa que pode até ter formação de geada”, frisa.
No sul do país, os indicativos são até de neve. Mas é previsão, a cada dia tudo pode mudar, frustrando aqueles que estão loucos para ver, sentir e registrar os flocos de gelo.
“Como é uma massa de ar intensa, com deslocamento mais continental, algumas áreas, entre as regiões de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e sul do Paraná, têm indicativos [de neve]. Mas temos que acompanhar dia a dia, porque estamos falando de terça e quarta-feira. Então pode mudar o posicionamento do centro, qualquer detalhe pode diminuir ou aumentar esse tipo de tendência”, acrescenta o meteorologista.
Mas como o meteorologista Fernando Mendes disse, o frio intenso não deve ficar por aqui por muito tempo. Serão pelo menos três dias. No fim de semana que vem o tempo já pode mudar.
Com informações do GMC On-line.
🚨🚔🚑🚁🚒🚨
NOTÍCIAS DE Ⓜ️ARIALVA!
🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp
📱(44) 9 9734-7144
Comments