A Câmara de Vereadores de Marialva aprovou por unanimidade na noite desta quinta-feira, 17, um projeto de lei que restringe o uso de herbicidas em plantações de soja do Município, localizadas a menos de 2 mil metros de distância de parreiras de uva, hortas comerciais e pomares de frutas.
O projeto era avaliado desde o mês de agosto e vinha sendo amplamente discutido pelos vereadores com representantes de associações, empresas, técnicos, agrônomos e produtores rurais.
Segundo o Executivo, o projeto foi elaborado para proteger esses cultivos, esepcialmente o cultivo de uva, pelo qual Marialva é nacionalmente reconhecida.
De acordo com estudos técnicos, a intensificação do uso de herbicidas, classificados como mimetizadores de auxinas vêm causando prejuízos e perdas de produção de lavouras sensíveis, como é o caso da uva.
A aprovação gerou reclamação por parte de produtores de soja, contrários à ideia. Eles alegam que a restrição pode causar no aumento das pragas, que podem ficar mais resistentes.
O projeto segue agora para a sanção do prefeito Victor Martini.
🚨🚔🚑🚁🚒🚨
NOTÍCIAS DE Ⓜ️ARIALVA!
🤳🏻Plantão 24 horas pelo WhatsApp
📱(44) 9 9734-7144
Comments